CPq – INFORMA: 04.09.2024
Prezado (a),
Segue a lista dos projetos de iniciação científica contemplados com bolsas dos Editais PIBIC 2024|2025.
Os alunos contemplados devem validar o Termo de Adesão ao programa de Iniciação Científica da USP em: Iniciação > Documento > Termo de Adesão
Os alunos, também, devem atualizar/salvar o Lattes e abrir conta no Banco do Brasil:
– Na plataforma Lattes, preencher o que for necessário e depois clicar no botão “Enviar” que fica no topo da página. Uma janela pop-up será aberta, seguir as instruções de preenchimento e depois clicar em “Enviar ao CNPq”. Mesmo se não houver alterações a serem feitas, deve-se realizar o procedimento de envio do currículo.
– abrir conta corrente no Banco do Brasil, em seu nome.
ATENÇÃO: O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista. Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada, conta fácil, etc..
O CNPq enviará um e-mail aos bolsistas (para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes) que deverá ser respondido imediatamente. Os dados bancários devem ser cadastrados na plataforma do CNPq.
O estudante somente terá sua bolsa ativada após responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq.
ATENÇÃO: Lembramos que, se até a data do primeiro pagamento o CNPq não for informado do número da conta corrente, o bolsista poderá retirá-lo no caixa da agência cadastrada, apresentando seu documento de identificação.
Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá providenciar substituição imediata junto à CPqI ou manifestar sua desistência para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil.
De acordo com a Resolução CoPq no 7.236, de 22 de julho de 2016 o aluno só pode desenvolver um projeto por vez.
Os alunos devem também assinar o termo de adesão ao programa de IC da USP em:
Programas>Iniciação>Documento>Termo de Adesão
Atenciosamente,
Elizabete Melchior
CPqI – T 55 11 3091 4534
===================================================
CPq – INFORMA:
ATENÇÃO:
Lembramos que, se até a data do primeiro pagamento o CNPq não for informado do número da conta corrente, o bolsista poderá retirá-lo no caixa da agência cadastrada, apresentando seu documento de identificação.
Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá providenciar substituição imediata junto à CPq ou manifestar sua desistência para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil.
Em caso de dúvidas, enviem mensagens para o e-mail da CPq: cpqfau@usp.br
Atenciosamente,
Comissão de Pesquisa
FAU USP
_____________________________________________________
Prezado (a),
Ref.: Edital PUB – 2024|2025: Programa Unificado de Bolsas – Vertentes: Ensino, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão, Inclusão e Pertencimento. Inscrições: 01|06 a 18|06|2024 – no Sistema JUNO (https://uspdigital.usp.br/juno).
Informamos que em ação unificada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão e Inclusão e Pertencimento – Abertura do Edital PUB 2024|2025 – Programa Unificado de Bolsas – está disponível em: https://prg.usp.br/programa-unificado-de-bolsas-de-estudo-para-estudantes-de-graduacao-pub/
Perguntas sobre o Programa Unificado de Bolsas de Estudo (PUB): A CPqI, a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), têm colaborado na avaliação dos projetos submetidos na vertente “pesquisa”, indicando pareceristas/avaliadores (as).
A CPqI não tem acesso ao Sistema Juno.
Cada Pró-reitoria gerenciará os projetos e bolsas de sua respectiva vertente. Logo, as dúvidas devem ser encaminhadas aos seguintes endereços:
Atenciosamente,
Elizabete Melchior
CPqI – T 55 11 3091 4534
O Programa unificado de bolsas de estudo para apoio e formação de estudantes de graduação (PUB) é uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.
Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, extensão e pesquisa.
Para a submissão de projetos, os docentes deverão acessar o Sistema Corporativo Juno no período da abertura do Edital, pela Pró-Reitoria de Graduação.
Em ação unificada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação e Cultura e Extensão, apresentamos as principais mudanças na Edição 2023/2024 do Programa Unificado de Bolsas (PUB):
Em primeiro lugar, não será necessário que o(a) estudante se inscreva no PAPFE, pois se trata de um cadastro específico das políticas de permanência estudantil, enquanto o foco principal do PUB é o aprimoramento da formação cidadã, acadêmica e profissional. Convém ressaltar que beneficiários dos auxílios também participam do PUB. Outra mudança importante diz respeito à gestão do programa. Cada Pró-reitoria gerenciará os projetos e bolsas de sua respectiva vertente. Logo, as dúvidas devem ser encaminhadas aos seguintes endereços:
Observação: A CPqI/FAUUSP não tem acesso ao Sistema Juno.
Informação nº 532_2018_PRP – Procedimento de cadastros de projetos de pesquisa no Sistema Atena.
Lista dos Projetos_Edital PUB 2021_Vertente_Pesquisa
O Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa da FAUUSP é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação da FAU USP e de outra Unidade, ou Universidade que:
Os projetos considerados como pesquisa de Iniciação Científica, imediatamente após o projeto ser concedido ao Aluno (a), pelas agências de fomento: FAPESP e IC|SEM BOLSA, podem ser cadastrados no Sistema Atena. Pesquisas finalizadas não devem ser cadastradas.
OBS.: PUB VERTENTE EXTENSÃO E ENSINO NÃO PODE SER INSERIDO NO SISTEMA ATENA.
Inscrições
Documentação
Documentação necessária para a inscrição no programa de Iniciação Científica Sem Bolsa:
Responsabilidades do aluno
Relatórios: O pesquisador de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 12 meses de bolsa), em formato PDF no tamanho máximo de 4Mb. Ambos assinados pelo Orientador e pelo Aluno é inserido no Sistema Atena quando solicitado.
SIICUSP: O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.
Cronograma
Inscrições | Início: 05/09/2024 | Término: 06/10/2024 |
Avaliação dos projetos pelos pareceristas indicados pelas Comissões de Pesquisa | Início: 07/10/2024 a 22/10/2024 |
Divulgação dos Resultados | Novembro/2024 |
Implementação das Bolsas | Novembro/2024 |
Profa. Dra. Roberta Consentino Kronka Mülfarth
Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação|FAUUSP
CPqI – T 55 11 3091 4534
============================================
Programa de iniciação científica sem bolsa da FAUUSP, voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que: desejem encaminhar-se para a investigação científica ou artística; possuam interesse em participar do trabalho de seu orientador ou de grupos de pesquisa da FAUUSP; não tenham sido contemplados nos programas de IC com bolsa da USP ou outras instituições; estejam regularmente matriculados na FAUUSP.
As inscrições ocorriam inicialmente em fluxo contínuo, em reunião de 10/09/2019, a CPq optou por editais duas vezes ao ano (em abril e em setembro) para otimizar o processo, sendo o resultado divulgado em até 75 dias após a inscrição. Só poderão ser cadastrados no Sistema Atena, os projetos considerados como pesquisa de Iniciação Científica, imediatamente após o projeto ser concedido ao Aluno (a), pelas agências de fomentos PUB, IC|SEM BOLSA, FAPESP, na ocasião de abertura do Edital pela CPq.
Os projetos de pesquisas do PUB – Programa Unificado de Bolsas de Estudo, após avaliação da CPqFAUUSP, poderão ser cadastrados no Sistema Atena e considerados como pesquisa IC (de acordo com a Resolução CoPq-7.236 de 22/07/2016).
Para inscrição:
1. O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente a redigir um Projeto de Pesquisa, de no máximo três páginas, contendo: resumo, título, enunciado do problema, objetivo, metodologia, cronograma e bibliografia;
2. A inscrição será realizada pelo (a) orientador (a) no Sistema Atena;
3. Os projetos recebidos serão encaminhados para docentes pareceristas que avaliarão as propostas;
4. Após aprovação o sistema notificará o aluno e docente.
Documentação necessária para a inscrição no programa de Iniciação Científica Sem Bolsa:
1. Currículo Lattes do aluno (devidamente atualizado, publicado e enviado ao CNPq).
2. Projeto Completo de Pesquisa de no máximo 03 (três) páginas.
Responsabilidades do aluno:
Relatórios: O pesquisador de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 11 meses de bolsa), em formato PDF no tamanho máximo de 4Mb. Ambos assinados pelo Orientador e pelo Aluno e inserido no Sistema Atena quando solicitado.
SIICUSP: O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.