Giros LABYA-YALA: Reflorestar corações e mentes.
Publicado em 3 de abril de 2025
ADI
De 08/04/2025 a 09/04/2025
Local: Piso do museu
Nessa terça-feira, 08.04. acontecerá o Cinedebate LABYA-YALA, com participação da cineasta Natália Tupi. Com exibição dos seguintes filmes:
“Nhemongaraí: ontem, hoje e amanhã” (2025, 13min), de Natália Tupi e Richard Wera Mirim
Um mergulho na noite de 24 de janeiro, que é quando acontece, anualmente, o Batismo das águas na Tekoa Pyau, Terra Indígena do Jaraguá em São Paulo. O documentário é narrado pelo xondaro Michael Tupã Popyguá, jovem liderança do território e traz a importância de repassar a cultura e ancestralidade de geração para geração. O filme também é uma homenagem ao Xeramoi Alísio Tupã Mirim, que partiu um mês após as filmagens.
“OS SONHOS GUIAM” (2024, 19min), de Natália Tupi
Para o Povo Guarani Mbya, os sonhos são como se fossem portais para tudo aquilo que não vivemos no mundo físico… são como uma raiz de árvore que se conecta com a Terra. Eles nos permitem ver pessoas que não vemos mais nesse plano ou interagir com algo que se queria muito na vida”. Este filme retrata algumas das experiências espirituais e sensoriais do jovem líder indígena Mateus Wera, morador da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Os sonhos compartilhados são a conexão entre ele e o irmão, Karaí Poty, e entrelaçam os caminhos da vida do cacique nas lutas atuais do seu povo.
E na Quarta-feira, 09.04 acontecerá a oficina com kraft “grafar a empena”. Evento gratuito com vagas ilimitadas.
Link de inscrição: https://forms.gle/cM8qd2pscB9eEHdKA