Alunos Especiais

Informações gerais

Alunos especiais são aqueles que desejam cursar disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

A inscrição para cursar disciplinas como aluno especial de Pós-Graduação será facultada a:

  1. Alunos regularmente matriculados na graduação da FAUUSP.
  2. Alunos aprovados no processo seletivo da pós que só se matricularão no 2º semestre (inscrições destes alunos especiais, portanto, só valem para o 1º semestre).
  3. Público geral (portadores de diploma de nível superior).

Quadro de disciplinas

2º SEMESTRE DE 2025

Arquitetura e Urbanismo | Design

As ementas e demais informações sobre as disciplinas podem ser consultadas no Janus.
IMPORTANTE: pedimos que se baseiem nos quadros acima para verificar se o curso será presencial ou não. Esta informação pode estar desatualizada no Janus.


Disposições

  1. Os docentes podem aceitar até 10 alunos especiais por disciplina, dos quais até 5 podem ser alunos de graduação da FAUUSP. Pode haver lista de espera de até 5 alunos especiais por disciplina.
  2. O aceite de alunos especiais nas disciplinas e a seleção deles são prerrogativas de cada docente. A Secretaria não tem acesso aos critérios adotados por eles.
  3. Todas as etapas do processo estão discriminadas nesta página. A Secretaria não entra em contato com os candidatos por e-mail em nenhum momento.
  4. É facultada a escolha de até duas disciplinas no formulário de inscrição, sendo que:

4a) Público geral: caso o(a) candidato(a) seja aceito(a) nas duas disciplinas escolhidas, deverá optar por apenas uma e pagar taxa de matrícula. (Aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em 22/06/2021).

  • Inscrições de candidatos do público geral que preencherem o formulário como alunos de graduação da FAUUSP ou alunos aprovados no processo seletivo da pós serão automaticamente desconsideradas.
  • Os interessados do público geral deverão anexar os seguintes documentos ao preencher o formulário de inscrição: documento de identificação; histórico escolar da Graduação; diploma da graduação (frente e verso) e Currículo Vitae (de preferência Lattes).
  • Valor da taxa: R$ 219 (duzendo e dezenove reais). O comprovante do pagamento da taxa deve ser encaminhado à Secretaria via formulário (ver abaixo).

4b) Alunos de Graduação atualmente matriculados na FAUUSP: poderão escolher e se matricular em até duas disciplinas com isenção de pagamento de taxa de matrícula.

4c) Alunos aprovados no processo seletivo da pós FAUUSP: poderão escolher e se matricular em até duas disciplinas com isenção de pagamento de taxa, porém não podem solicitar inscrição em disciplinas com término previsto para depois do período de matrículas da pós do 2º semestre!

ATENÇÃO: não é permitido cursar mais de uma vez a mesma disciplina.


Cronograma – 2º semestre de 2025

25 a 27/06/2025 – inscrição dos candidatos

13/07/2025 – data-limite para análise das candidaturas pelos docentes

até 16/07/2025 – divulgação da 1ª lista de aprovados e lista de espera (se houver) por disciplina

17 e 18/07/2025 – emissão e pagamento do boleto da taxa de inscrição (apenas para alunos especiais do público geral)

até 23/07/2025 – divulgação da 2ª lista de aprovados (convocados da lista de espera)

24 e 25/07/2025 – emissão e pagamento do boleto da taxa de inscrição (apenas para alunos especiais do público geral)

28/07/2025 a 08/08/2025 – cadastro das matrículas


Formulário para inscrição

Formulário de inscrição de alunos especiais

OBS: o período de preenchimento dos Formulários é das 09:00 de 25/06/2025 às 23:55 de 27/06/2025. Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo.


Resultados

1ª LISTA DE APROVADOS

2ª LISTA DE APROVADOS

OBS.: os candidatos do público geral devem realizar o pagamento da taxa de inscrição, dentro dos períodos estipulados (veja abaixo).

 

PAGAMENTO DA TAXA (APENAS PARA CANDIDATOS DO PÚBLICO GERAL)

Emissão do boleto para pagamento da taxa de alunos especiais para público geral

Formulário para encaminhamento do comprovante de pagamento

ATENÇÃO: apenas candidatos aprovados do público geral devem pagar a taxa no valor de R$ 219 (duzendo e dezenove reais). Não serão realizados reembolsos.

17 e 18/07/2025 – período para emissão e pagamento do boleto bancário (taxa de matrícula) para os alunos aprovados na 1ª lista.

17 e 18/07/2025 (até as 23h55) – prazo para envio do comprovante de pagamento à Secretaria para alunos aprovados na 1ª lista

24 e 25/07/2025 – período para emissão e pagamento do boleto bancário (taxa de matrícula) para os alunos aprovados na 2ª lista.

24 e 25/07/2025 (até as 23h55) – prazo para envio do comprovante de pagamento à Secretaria para alunos aprovados na 2ª lista

IMPORTANTE: candidatos aprovados na 1ª lista devem submeter o comprovante nos dias 17 e 18/07, impreterivelmente. O(a) atrasadinho(a) que submeter na 2ª já terá sido desclassificado(a).


Matrícula nas disciplinas

28/07/2025 a 08/08/2025 – matrícula dos alunos no sistema Janus (será feita pela Secretaria).

11/08/2025 – início do oferecimento das disciplinas.