Publicado em 15 de outubro de 2021
ADI
Destinado à comunidade acadêmica em geral, FAU Aberta resulta da cooperação entre a FAU e o Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), representado por um grupo de alunos da disciplina Laboratório de Programação Extrema (MAC0342), coordenada pelo Prof. Dr. Alfredo Goldman Vel Lejbman, para desenvolver uma base de dados automatizada que alimentará a plataforma web de acesso aberto. Criado em 2019, o projeto envolveu a participação de docentes e estudantes da graduação e pós-graduação de ambas às unidades, além de bibliotecários e a Superintendência da Tecnologia e Informação da USP (STI-USP).
Por meio da plataforma, projetada em concomitância com o lançamento da nova identidade visual do site da FAU, o compromisso de ampliar o acesso às pesquisas acadêmicas dos docentes da comunidade e aos seus resultados se torna mais claro e visualmente objetivo, visando um melhor entendimento da produção da unidade em termos quantitativos e qualitativos, enquanto conjunto e pela busca específica por seus membros integrantes.
Durante a segunda etapa do projeto, desenvolvida e implementada no segundo semestre de 2020, a plataforma passou a contar com uma nova organização para acesso e visualização das informações a partir do desenvolvimento de uma nova identidade visual e cromática, com novas sessões de classificação por docente e por departamento, e alimentada por gráficos, linhas do tempo e filtros de elementos tais como natureza, data e localidade das produções. A partir de sua terceira fase, iniciada em 2021, a plataforma conta um sistema de FAQ e receberá atualizações mensais. Contando com a parceria contínua da PRP-USP, IME-USP, do STI-USP, STI-FAU e da Diretoria da FAUUSP, o projeto segue se desenvolvendo para que a produção da faculdade seja compreendida de forma cada vez mais clara.
Integrantes:
Coordenação: Alfredo Goldman, Artur Rozestraten, Beatriz Bueno
Desenvolvimento: João Gabriel Lembo, Leonardo Pereira, Victor Lima.
Coordenação: João Daniel
Design: Gustavo Machado. Coordenação: Luís Felipe Abbud